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sexta-feira , 12 julho 2024
Ciência e Tecnologia

2023, o ano do multiplayer coop

2023, o ano do multiplayer coop

Se você gosta de jogos multiplayer cooperativos, talvez tenha notado que 2023 foi um ano bem interessante quando se trata desta área. Pelo menos é o que mostra um novo relatório publicado pela Video Game Insights que usou os lançamentos no Steam como parâmetro para chegar à conclusão de que nunca tanto títulos assim chegaram à plataforma.

Helldivers 2 - Coop

Helldivers 2 (Crédito: Divulgação/Arrowhead Game Studios)

De acordo com o levantamento, que pode ser lido na íntegra aqui, apenas em 2023 foram lançados 799 jogos coop no Steam, um aumento significativo em relação ao ano anterior, quando 701 títulos assim chegaram à plataforma.

O número por si só já chama a atenção, mas é quando olhamos para as vendas que fica mais claro o interesse do público em jogar na companhia de amigos. Segundo a Video Game Insights, embora apenas 6% dos títulos lançados no ano passado na loja da Valve fossem coop, eles foram responsáveis por 36% das cópias vendidas no Steam.

Já ao considerarmos as vendas feitas em 2024 até aqui, quatro títulos se destacam. O principal deles é o Palworld, com 19 milhões de cópias e um pico de 2,1 milhões de jogadores simultâneos. Depois temos o Helldivers 2 (11 milhões de cópias e 459 mil jogadores), o Content Warning (2,5 milhões de cópias e 204 mil jogadores) e o Gray Zone Warfare (1,4 milhões de cópias e 73 mil jogadores).

Contudo, por mais que tais números possam indicar que mais empresas deveriam investir na criação de jogos voltados para o coop, esse é um mercado difícil de ser conquistado.

Das 40,8 milhões de cópias que o gênero vendeu neste ano, 47% foram do Palword e outros 28% ficaram com o Helldivers 2. Logo, se descontarmos aquelas para os outros dois jogos que se destacaram nesse semestre, todos os outros ficaram com 6,5 milhões das vendas, apenas 16% do bolo.

Palworld (Crédito: Divulgação/Pocketpair)

Isso evidencia o fenômeno que foi a criação da Pocketpair, mas também deixa claro que sem ele, a porcentagem das vendas registrada pelos jogos cooperativos deveria ser muito menor. Também podemos deduzir que o simples fato de um título oferecer partidas entre jogadores não significa que ele se tornará um tremendo sucesso.

Ainda assim, esse elemento tende a aumentar consideravelmente as vendas, pois enquanto na média um jogo coop vende cerca de 40 mil cópias, um que não se enquadre nesta categoria vende somente 5 mil.

O relatório aponta também que o lançamento de multiplayers cooperativos teve um grande crescimento durante a pandemia de COVID-19, pois eles serviram como uma válvula de escape para aqueles que estiveram isolados em suas casas. Passado aquele período, a disponibilização desses jogos normalizou, mas em 2024 a tendência é de aumento e as vendas já demonstram isso.

Content Warning - Coop

Content Warning (Crédito: Divulgação/Landfall Publishing)

Outro dado interessante é a maneira como títulos cooperativos costumam continuar vendendo, mesmo após um bom tempo desde os seus lançamentos. O aumento nas vendas varia de acordo com o tamanho do projeto, mas considerando apenas aqueles mais bem-sucedidos, estamos falando de uma diferença de 1,313% a mais de cópias vendidas ao longo do ciclo de vida quando comparado a um jogo sem coop.

O relatório ainda destaca que ao todo, 106 jogos com elementos cooperativos e disponíveis no Steam venderam mais de cinco milhões de cópias ao longo de seus ciclos de vida, fazendo deles “uma oportunidade atraente para as maiores editoras.”

Por fim, a Video Game Insights afirma ainda que os bons jogos encorajam a divulgação boca-a-boca e o compartilhamento orgânico, elencando alguns pontos que contribuem para isso, como as pessoas convidaram os amigos para jogar, o que resulta em mais vendas; situações que eventualmente dão origem a memes; o incentivo à transmissão das partidas; e o fator replay alto, fazendo com que o título se mantenha divertido por muito tempo.

Gray Zone Warfare (Crédito: Divulgação/Madfinger Games)

Embora a falta de tempo e a incompatibilidade de agenda com meus amigos tenha me afastado dos jogos cooperativos, considero esse o melhor tipo de multiplayer. Com títulos assim não precisamos nos preocupar em ser o melhor da partida e a curva de aprendizado tende a ser bem mais suave, com os mais experientes ajudando aqueles que estão iniciando.

No entanto, acredito que a melhor parte de passar um tempo em um bom jogo, com pessoas que gostamos, está na interatividade. É a possibilidade de jogar conversa fora enquanto avançamos por um cenário ou nos preparamos para um confronto complicado. É bolar estratégias para obter êxito numa missão ou dar risada dos cômicos fracassos.

Neste sentido, por mais que eventualmente eu sinta saudade do bom e velho multiplayer local, as partidas online serviram para nos aproximar. Elas permitiram fazer com que amigos localizados em pontos opostos do país ou até mesmo a separados por dezenas de milhares de quilômetros pudessem passar um tempo juntos, jogando e conversando.

O multiplayer competitivo também possibilita isso, mas essa é uma área da qual há muito tempo me distanciei, principalmente por ter perdido a paciência para o ambiente tóxico que esses títulos costumam criar.

Isso posto, preciso externar minha alegria por saber que cada vez mais pessoas estão “cooperando” entre si nos jogos e quando sobrar um tempinho, espero poder voltar a aproveitá-los também.


Por: Dori Prata
Fonte/URL: https://meiobit.com/464503/2023-o-ano-do-multiplayer-coop/

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